Clareamento dental: um guia completo para você!

Um sorriso de cinema com dentes brancos, saudáveis e alinhados é o sonho de muitas pessoas. Um belo sorriso é capaz de dar mais destaque em qualquer situação. E por esse motivo várias pessoas recorrem ao clareamento dental.

Por causa de pigmentos externos acumulados nos dentes durante o tempo, o sorriso fica com uma cor mais amarelada, o que é normal. Nesse artigo vamos tirar sus dúvidas sobre clareamento dental. Continue lendo!

O que é clareamento dental?

Dentes manchados ou amarelados podem ser um incômodo para várias pessoas e, por isso, recorrem ao clareamento dental. Ele é feito por meio de produtos que são feitos à base de peróxido de hidrogênio. Ao entrar em contato com os dentes, conseguem quebrar as moléculas pigmentadas, deixando-as menores e, consequentemente, menos visíveis. A partir daí o clareamento ocorre.

Tipos de clareamento dental

Clareamento caseiro

É feito com uma moldeira de silicone e gel clareador. É indicado usar durante o período de sono, porém existem géis com diferentes concentrações e podem variar o tempo de uso, como por exemplo 4 horas ou apenas 30 minutos diários.

É um pouco mais longo que os clareamentos realizados em consultório e pode durar até 3 semanas. Para que o resultado seja o esperado, o paciente deve utilizar de forma rigorosa e exemplar.

Clareamento em consultório

Nesse tipo de clareamento também é utilizado um gel, porém com concentrações mais elevadas que os utilizados no método citado anteriormente.

É preciso fazer uma barreira para proteger a gengiva. Após a aplicação do gel clareador, ele pode permanecer por aproximadamente 1 hora em contato com os dentes.

Os resultados costumam ser mais rápidos, sendo notados em três ou quatro sessões.

Clareamento à laser

Esse tipo de clareamento dental também é realizado em consultórios odontológicos. É utilizado um gel clareador e a aplicação do laser para potencializar o resultado. O laser aumenta a permeabilidade do produto, permitindo que ele atinja espaços ainda mais precisos.

O resultado também é mais rápido, sendo possível notar entre duas a três sessões.

Clareamento interno

Indicado para quem passou por tratamento de canal ou possui o dente mais escuro por conta de traumas ou reações metálicas. Também é utilizado um gel clareador, porém ele é aplicado na porção coronária do dente. Esse gel precisa ser trocado toda semana até que o resultado seja obtido, durando até dois meses. Dentre todos os clareamentos, esse é o que pode se dar menor certeza quanto ao resultado.

Luz Ultravioleta

Semelhante ao clareamento por laser, é aplicado luz ultravioleta juntamente com o gel. O procedimento dura em média 20 minutos. O diferencial da luz ultravioleta para o laser, é que é possível reduzir a sensibilidade após o procedimento. Os resultados também são notados mais rapidamente, entre a segunda e terceira semana.

Cuidados necessários durante o clareamento dental

Para o clareamento ter o resultado esperado, é preciso tomar alguns cuidados. Além de fazer o tratamento de forma certa, é preciso:

  • Evitar o consumo de corantes;
  • Evitar uso de enxaguantes bucais coloridos ou que contenham álcool;
  • Evitar uso de tabaco;
  • Manter a rotina de cuidados com a higiene bucal;
  • Visitar regularmente seu dentista.

Clareamento dental x sensibilidade

Aquela dorzinha aguda após consumir alimentos com temperaturas muito extremas é um dos sintomas de sensibilidade e pode ser causada pelo clareamento. Como ocorre uma reação química no esmalte dos dentes, isso pode gerar a sensibilidade.

O nível de concentração de peróxido de hidrogênio e o tempo que o gel fica em contato com a superfície dos dentes pode influenciar diretamente na sensibilidade. As luzes utilizadas no tratamento em consultório também podem influenciar.

Explicamos tudo sobre o clareamento dental nesse artigo. Ainda restou alguma dúvida? Estamos prontos para te atender! Entre em contato por esse link e agende uma consulta!

Fale conosco!