Profilaxia Dentária: o que é e quais os benefícios?

Todos sabemos a importância de um sorriso bonito e saudável, correto? Para isso é necessário seguir uma série de recomendações, como a escovação e uso do fio dental diariamente. Mas isso pode não ser suficiente para deixar seu sorriso completamente protegido. É aí que entra a profilaxia dentária ou limpeza dos dentes, como é conhecida popularmente. Realizada por um dentista, previne doenças periodontais e faz a manutenção da higienização bucal do paciente.

Preparamos esse artigo para você entender mais sobre isso. Vamos lá?

O que é a profilaxia dentária?

Nada mais é do que a higienização feita por um dentista em um consultório. É bastante parecida com a limpeza que o próprio paciente faz em casa, porém o procedimento conta com algumas ferramentas, como por exemplo a pasta de dente profilática e a escova rotatória profissional.

É feita a remoção total de tártaro e placas bacterianas. Quase sempre é indolor, dependendo da condição do paciente. Também promove a remineralização do esmalte do dente e a prevenção de cáries, devido ao uso de produtos fluoretados.

Quais os benefícios da profilaxia dentária?

Existem diversas vantagens ao realizar a profilaxia de modo preventivo. Vamos listar os principais pontos positivos desse tratamento para que você entenda a importância desse cuidado.

Previne a perda de dentes

Em muitos casos, a perda de dentes está associada ao mau hábito de escovação, favorecendo cáries e outros fatores. A profilaxia dentária é um ótimo processo para diminuir a chance da perca dos dentes.

Protege contra doenças dentárias

Doenças como gengivite e cárie podem ser evitadas com a ajuda da profilaxia. Durante o tratamento são eliminadas bactérias e demais resíduos capazes de causar infecções e inflamações na cavidade bucal e, por esse motivo, é extremamente importante a visita regular ao seu dentista.

Preserva a saúde bucal

Durante a profilaxia, o profissional irá higienizar cada dente, onde será eliminado o acúmulo de placa bacteriana. Esse cuidado é fundamental para que seja evitado futuras infecções e doenças, preservando assim a saúde bucal.

Combate ao mau hálito

Uma das principais causas do mau hálito é a higiene bucal inadequada. Nesse caso ocorre a proliferação de microrganismos dentro da cavidade, contribuindo para o odor na região. Investir em profilaxia dentária remove as impurezas, diminui o mau hálito e melhora a qualidade de vida do paciente.

Conclusão

Podemos concluir que a profilaxia é importantíssima para a manutenção da saúde bucal. Com todos esses benefícios, não deixe de cuidar do seu sorriso! Visite seu dentista regularmente e não esqueça dos cuidados básicos em casa.

Estamos prontos para te atender! Entre em contato por esse link e agende uma consulta!

Fale conosco!